Museu do Café

Histórico do patrimônio

O edifício localizado na rua XV de Novembro representa a riqueza e a prosperidade que a cultura cafeeira proporcionou ao Estado de São Paulo e para a cidade de Santos. Construído durante os primeiros anos da década de 1920, teve sua inauguração oficial no dia 7 de setembro de 1922 no âmbito das comemorações do Centenário da Independência. Os pregões realizados para as negociações das sacas de café foram realizados até a década de 1950, quando foram transferidos para São Paulo.

Seu auge de atuação ocorreu no período entre guerras entretanto, com a crise mundial de 1929, suas operações foram abaladas de modo que em 1937 suas atividades foram suspensas. Após esse período de estagnação a Bolsa ainda tentou se restabelecer mas não foi possível reaver a opulência dos anos passados, acentuando ainda mais sua decadência. Com isso prédio foi gradualmente abandonado. No ano de 1970, foi ocupado por outros órgãos da administração pública. Após algumas reformas na década de 1990 passou a abrigar o primeiro Museu do Café Brasileiro, inaugurado em 1998 com o objetivo de alavancar a divulgação sobre a preservação e relação do café com o país.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Situado entre as ruas Frei Gaspar e XV de Novembro, o palácio foi inspirado na arquitetura do renascimento italiano. Possui mais de 200 portas e janelas, com cerca de 6 mil metros de área construída e grande parte do material utilizado em sua construção é oriundo da Europa. A sala dos pregões tem no teto o vitral intitulado “A visão de Anhanguera“, desenhado pelo pintor Benedito Calixto. Esse mesmo autor assina outras obras presentes no palácio.

A riqueza de detalhes que revestem o edifício bem como os materiais utilizados para sua construção ajudam a compreender a importância da Bolsa do Café para o mercado cafeeiro. Ajuda a compreender também a própria importância econômica do cultivo do café no estado de São Paulo.

Sua fachada externa e seu ambiente interno ainda mantém os mesmos traços da época em que foi construído, ou seja, do primeiro quartel do século XX. O prédio passou por uma revitalização que tomou por base suas características originais tornando, assim, mais atrativo para a visitação.

O patrimônio possui dois andares acessíveis e uma torre de observação inacessível para visitação. No térreo encontra-se uma cafeteria, uma lojinha de souvenires e a recepção de acesso ao local. A seguir, é possível visitar o Salão do Pregão onde eram negociados os preços das sacarias de café. O piso do mesmo é revestido de mármore e trabalhado nas cores preto, salmão e cinza, desenhados com elementos que remetem às simbologias da ‘loja maçônica’. No local também são encontrados 3 painéis de afresco de Benedito Calixto (1922), com bancada explicativa das imagens.

Na sala seguinte é possível visitar a exposição de média duração denominada de “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”, que possui as peças utilizadas nas fazendas cafeeiras, possuindo plataformas interativas sobre a morfologia e fisiologia da planta do café bem como os tipos de grãos utilizados. No térreo também é encontrada uma sala com projeção visual e auditiva sobre o café, possuindo ambiente climatizado.

No primeiro andar pode-se conhecer a exposição sobre a história e cronologia do café, no espaço “Centro de Preservação, Pesquisa e Referência”, locado em painéis corrediços e interativos. As informações sobre a exposição estão descritas em português, inglês e espanhol e contidas em um manual no próprio andar. Nas áreas seguintes são encontrados outros tipos de painéis que retratam as tendências e ornamentos arquitetônicos.

O Museu ainda conta com acervo bibliográfico para pesquisa. Os registros fotográficos do patrimônio encontram-se em apêndice no final desta ficha.

Expandir Ocultar

Outras Informações

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPHAAT, Proc. 421/74, Resolução SC n.o 36 de 22/9/81.
CONDEPASA, Livro Tombo 01, inscrição 09, folha 2, Proc. 16731, Resolução SC 01/90.
IPHAN, Proc. 1514-T-03, insc. Belas Artes 630, vol. 2, F. 059-060.

Data: 03/01/2012. Insc. Histórico 600, vol. 3, F. 020-021, Data: 03/01/2012.

 

 

Expandir Ocultar

Referências

MEDEIROS, Marjorie C.F. Palácio Bolsa Oficial de Café de Santos/Museu do Café: Valorização do Patrimônio Cultural e a Significação Histórica. Disponível em: >http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/images/artigos/Ensaio1_OutNovDez08.pdf<.

Histórico do Museu do Café. Disponível em:> http://www.museudocafe.org.br/bolsa-oficial-de-cafe/historico-bolsa-oficial-de-cafe/<.

Histórias e lendas de Santos – Bolsa do Café: Um palácio para o rei Café. Disponível em: >http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0084.htm<

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Museu do Café

-23.932509 -46.330122