Biblioteca da Sociedade Humanitária do Comércio de Santos

Histórico do patrimônio

A Biblioteca da Sociedade Humanitária do Comércio de Santos foi fundada em 30 de outubro de1880 por meio da sugestão do associado José Francisco de Paula Martins em uma reunião da recém-formada Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio. Em pouco tempo, devido a diversas campanhas de esclarecimento quanto à conservação das obras emprestadas e outras medidas, a biblioteca cresceu em vista de doações (Martins Fontes, conhecido entusiasta da biblioteca, médico e poeta, chegou a agregar centenas de livros ao conjunto), e tornou-se uma das maiores da cidade de Santos, contando com um acervo que evoluiu progressivamente, atribuindo à biblioteca o caráter de ponto de encontro de muitos.

Ao longo do tempo, o crescimento da associação tornou necessária a sua instalação em novas acomodações, iniciando a construção de sua nova sede em 1929, sendo concluída em 1931. O edifício teve a assinatura dos arquitetos Frederico de Sabóia e Silva e Paulo da Silva Costa. A partir de então, a biblioteca passou a oferecer cursos de português, francês, alemão, escrituração mercantil e aritmética aos seus associados, porém, devido à intensificação de cursos regulares pela cidade, estes acabaram extintos.

Atualmente, a biblioteca conta com 40 mil exemplares, entre eles obras e documentos históricos de grande destaque, incluindo livros que datam do século XVII, jornais e revistas dos séculos XIX e XX, obras como “Testament Politique”, de 1688, escrita por Armand Jean du Plessis, “Henriade”, escrito por Voltaire e dedicado a Henrique IV, além de raridades nacionais como a primeira edição de “Memórias para a História da Capitania de São Vicente, Hoje Chamada de São Paulo”, escrita em português arcaico por Frei Gaspar de Madre de Deus.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Na Biblioteca da Sociedade Humanitária do Comercio de Santos localiza-se na Praça José Bonifácio, e, além do acervo de livros, podemos encontrar em seu interior um salão de festas onde aconteciam os principais bailes famosos.

Expandir Ocultar

Outras Informações

INSTÂNCIAS E NÚMERO: Não há tombamento.

O horário de atendimento da biblioteca é das 8h às 13h e das 14h às 18h. Telefone para contato (13) 3223-1319.

Expandir Ocultar

Referências

Memória Santista. Disponível em: <http://memoriasantista.com.br/?p=785>. Acesso em 14 de Junho de 2017.

Memória de Santos. Disponível em: <http://www.memoriadesantos.com.br/post/biblioteca-da-humanitaria-tesouro-cultural-da-literatura-em-santos-551/>. Acesso em 14 de Junho de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Biblioteca da Sociedade Humanitária do Comércio de Santos

-23.937442 -46.324847