Capela Nossa Senhora da Guia

Histórico do patrimônio

A Capela Nossa Senhora da Guia foi erguida em 1894 pela família portuguesa Soares, devota da santa. Conta a história que, para cumprir uma promessa pela recuperação de uma filha que havia adoecido e se recuperou após suas preces, o banqueiro e proprietário de terras, José Pereira Soares, construiu um pequeno templo na praça que leva ao Portinho, próximo ao portal de entrada da Cidade.

Após cem anos de sua construção, em 1994, durante a primeira administração do prefeito Alberto Mourão, a Capela Nossa Senhora da Guia passou por uma ampla reforma, redescobrindo uma imagem de Cristo Crucificado em bronze ao lado da igreja. O monumento sacro passou a ser ocupado indevidamente por uma família, que promoveu obras sem os cuidados históricos e arquitetônicos necessários. Contudo, esta família por muitos anos cuidou da capela, mantendo-a funcional e limpa, através de recursos oriundos da venda de velas e donativos de viajantes e fiéis que visitavam o local. Com o tempo esta família deixou a região e a capela começou a ficar esquecida e abandonada.

No ano de 2005, a Prefeitura Municipal sinalizou um novo processo de restauro em andamento, com o objetivo de, através do levantamento de fotos dos antigos proprietários até documentos da época, redesenhar a estrutura original da capela, utilizando cores e materiais similares aos da época em que o monumento foi erguido. A capela permanece fechada até que a obra de restauração esteja concluída. Não há prazo previsto para o fim do serviço, mas a Prefeitura garante que cada etapa será amplamente divulgada. As dez imagens sacras que estavam no monumento estão passando por limpeza e poderão ser encaminhadas a uma restauradora de São Paulo.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Localizado na praça que leva ao Portinho, o imóvel tinha como destaques, além da arquitetura simples e charmosa, uma cruz dourada na área externa e uma imagem de Nossa Senhora da Guia, que teria vindo da região de Trás-os-Montes, em Portugal. Algumas alterações consideradas inadequadas foram feitas: a substituição do piso original e aplicação de azulejos na área interna, do lado de fora, foi construído um cômodo anexo à capela, com materiais bastante distintos dos utilizados na construção de origem.

O cenário do local atualmente é desolador e indigno com sua história. Apesar das inúmeras promessas de recuperação, a capela está em péssimo estado de conservação. O sino não está mais em seu lugar, as portas estão lacradas, os vitrais estão quebrados e a pintura está bastante manchada. O local, que chegou por muito tempo a ser até caminho de romaria, hoje está desértico. Não há como entrar e rezar ou mesmo conhecer o interior da capela.

Há, também, atrás da capela, um pequeno afluente do Mar Pequeno, que, em dias de chuva ou épocas de cheia toma toda sua área de várzea e alaga a região, incluindo a capela, gerando vários problemas de infiltração de água.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A capela permanece fechada até que a obra de restauração esteja concluída. Não há prazo previsto para o fim do serviço, mas a Prefeitura garante que cada etapa será amplamente divulgada. As dez imagens sacras que estavam no monumento estão passando por limpeza e poderão ser encaminhadas a uma restauradora de São Paulo.

Expandir Ocultar

Referências

Plataforma Jornal Eletrônico Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh007b.htm>. Acesso em – 27 de março de 2017.

<http://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh007a.htm>. Acesso em – 27 de março de 2017.

Site São Paulo Antiga

Disponível em: <http://www.saopauloantiga.com.br/capela-nossa-senhora-da-guia/>. Acesso em – 27 de março de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Capela Nossa Senhora da Guia

-23.992504 -46.406361