Cemitério Israelita de Cubatão

Histórico do patrimônio

Fundado em 1929 pela Associação Beneficente e Religiosa Israelita de Santos, o bem foi o primeiro cemitério israelita do Brasil a ser tombado (em qualquer instância), sendo considerado patrimônio histórico em 2010. Em 1996, o cemitério foi assumido pela Associação Cemitério Israelita de São Paulo – Chevra Kadisha, que encarregou-se de restaurar as sepulturas do local e zelar por sua preservação desde então.

O cemitério israelita de Cubatão situa-se dentro do Cemitério Municipal, em área separada, possuindo 800 m² de extensão e 75 sepulturas em granito – 55 de mulheres e 20 de homens – sendo a lápide mais antiga datada de 1924 e a mais recente de 1966. Seu tombamento simboliza a luta pela preservação da história da imigração judaica no Brasil, ocorrida principalmente durante o crescente antissemitismo na Europa no início do século XX. Além disso, também visa afirmar parte da história de Cubatão, enquanto povo descendente das mais diversas origens, entre elas a judaica.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O cemitério israelita de Cubatão situa-se dentro do Cemitério Municipal, em área separada, possuindo 800 m² de extensão e 75 sepulturas em granito – 55 de mulheres e 20 de homens – sendo a lápide mais antiga datada de 1924 e a mais recente de 1966, segundo o blog CONDEPAC. Contudo, o site Jornal Eletrônico Novo Milênio informa que o cemitério israelita de Cubatão é uma quadra de 40 m x 48,5 m, dentro do perímetro do cemitério de Cubatão, além disso, seriam 68 sepulturas, sendo 6 sem identificação nem referencias, 49 mulheres e 13 homens.

As pedras sobre os túmulos e as velas derretidas que compõe a imagem do cemitério são um costume do meio judaico. Enquanto as pedras têm o significado de visitas que ali estiveram. As pedras ficam na terra como o ente sepultado, além de terem uma durabilidade que as flores não têm.

A impressão que se tem ao entrar no campo santo de Cubatão é que as sepulturas estão no sentido contrário, mas o que ocorreu foi uma mudança da entrada, pois foi fechado o portão que dava acesso à rua e aberto um outro portão do lado interno do Cemitério Municipal, sendo que depois da reforma e restauro, no final de 1997, não há mais gavetas do lado do portão interno. Até 1991, havia um lavabo em mármore sem as laterais, junto ao muro; o mesmo foi substituído por um tanque comum e hoje há uma pia do outro lado do muro. A placa de mármore, com a inscrição de homenagem, em português, permanece; porém, o ambiente foi descaracterizado, pois o restauro preserva a originalidade, enquanto a reforma altera o todo.

O cemitério atual, como o anterior, é próximo à Serra do Mar e sofreu a ação do clima e dos ventos fortes que danificaram vasos, pequenas colunas e outros adornos, além de sepulturas rachadas e outras literalmente quebradas. O campo santo passou por um processo de restauro e reforma durante período aproximado de um ano e foi concluído em dezembro de 1997.

Expandir Ocultar

Outras Informações

O Cemitério Israelita de Cubatão situa-se na Rua José Vicente, s/n, na Fazenda Cafezal, no município de Cubatão, em São Paulo.

 

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPAC, Decreto Municipal nº 9588, 25/08/2010.

Expandir Ocultar

Referências

Chevra Kadisha – Associação Cemitério Israelita de São Paulo

Disponível em: <http://chevrakadisha.org.br/campos-santos/cubatao/> – Acesso em 30 de maio de 2016.

Blog CONDEPAC

Disponível em: <http://condepaccubatao.blogspot.com/2010/08/cemiterio-israelita-de-cubatao-o.html> – Acesso em 30 de maio de 2016.

Jornal Eletrônico Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch054b.htm>. Acesso em 13 de março de 2017

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Cemitério Israelita de Cubatão

-23.874639 -46.420861