Forte de São Tiago ou São João de Bertioga

Histórico do patrimônio

O Forte de São Tiago ou São João da Bertioga foi fundado em 1532, às margens do Canal de Bertioga, teve sua primeira instalação (de palha) construída à mando de Martin Afonso de Souza, recebendo o nome de São Tiago de Bertioga. Além de ser tida como a fortaleza mais antiga do Brasil, é também a mais bem conservada. Sua importância se dava no resguardo das Vilas de Santos e São Vicente, uma vez que, o Canal de Bertioga era o melhor acesso para atingi-las.

Um ataque indígena em 1551 destruiu a estrutura paliçada, ocasionando a construção de uma fortaleza de alvenaria em seu lugar, baseada em um projeto arquitetônico enviado de Portugal.

A estrutura do forte passou por uma reconstrução ao final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras concluídas em 1710. A partir de 1765, por conta de uma forte ressaca, o forte passou a contar com uma imagem de São João, antes situada em uma capela fora do complexo fortificado. O forte passou, assim, a ser denominado como Forte São João da Bertioga.

Nos séculos XVIII e XIX, o forte ficou em um período de esquecimento, e mesmo com uma grande reforma no ano de 1871, o forte já passou apresentar, no começo do século XX, péssimas condições de conservação.

Em 1940 o forte foi tombado pelo IPHAN e suas estruturas internas viraram um museu com salas de exposição de cenas cotidianas indígenas, peças de artilharia, réplica das armaduras portuguesas entre outros móveis e pinturas.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Atualmente o forte encontra-se com pintura branca desgastada em toda a fachada, além de dois canhões direcionadas para a praia. Em seu entorno observamos resquícios de restinga com alguns exemplares arbóreos, além de outro patrimônio, o Parque dos Tupiniquins, que geralmente abriga alguns eventos de arte e fotografia. O bairro é preferencialmente residencial, em sua maioria são casas de veraneio por se localizar muito próximos à praia.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A entrada é livre no Forte São Tiago ou São João de Bertioga.

 

INFORMAÇÕES DE TOMBO:

INSTÂNCIAS E NÚMERO:IPHAN, Proc.0219-T-39, Livro do Tombo Histórico: inscrição
nº123, 19/02/1940. / CONDEPHAAT, Proc. 00361/73, Livro do Tombo Histórico: inscrição
nº 138, p. 25, 29/05/1981.

Expandir Ocultar

Referências

BERTIOGA (Cidade). Prefeitura. Conheça a história de Bertioga. Disponível em:  http://www.bertioga.sp.gov.br/servicos-online/servicos-para-o-cidadao/historia .  Acesso em: 24 de Novembro de 2014.

Portal Novo Milênio. Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/bertioga/bh007b.htm  Acesso em: 24 de Novembro de 2014.

Acesso em 24 de Novembro de 2014.

Anais – encontro de história das artes (unicamp). Disponível em:<http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/atas-IEHA-v1-024-042-adriana%20sanajoti%2nakamuta.pdf> – Acesso em: 26 de Janeiro de 2016.

 

 

 

 

 

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Forte de São Tiago ou São João de Bertioga

-23.8551239 -46.1368407