Hotel Avenida Palace

Histórico do patrimônio

Antônio Luís Gonzaga, ao final do século XIX, abriu em frente de uma das futuras praias centrais de Santos um boteco. A região do bairro era ocupada por chácaras e propriedades que ficavam em frente ao mar, sendo um local esparsamente habitado. A paisagem era muito diferente da que conhecemos hoje: não havia edifícios altos, as ruas eram pouco pavimentadas, os lotes eram grandes e dispersos.

No final do XIX o bairro recebeu uma linha de bonde que tinha seu ponto final no desembocar da Avenida Ana Rosa. A praia e o bairro receberam o nome do comerciante que ali havia precedido. No início do século XX já se situava ali um ponto de turismo, movimentação e valorização comercial. Os bondinhos deram outra vivacidade ao arrabalde, que se tornou o centro de passeios dos santistas, principalmente aos domingos e feriados. O uso das praias começou justamente no Gonzaga, logo surgiram os primeiros hotéis e condições para se fazer turismo.

Erguido no auge da economia cafeeira – por volta da década de 1920 – e inaugurado em 1931, o Hotel Avenida Palace, acompanha o movimento de construção de outros hotéis de luxo na orla santista. Financiado pelo português Manuel Dias Marcelino, que o construiu no lugar de um dos botequins da região da orla, o imóvel passou por algumas transformações ao longo de sua história, como por exemplo, na década de 1940, a demolição do seu muro frontal. Entretanto, até os dias atuais mantêm a atividade como hotel, tendo também outros serviços como restaurante e casa noturna.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Com um estilo eclético, comum à década de 1920, o prédio de três andares compreende uma fachada sóbria com detalhes mínimos de seus ornamentos. Os locais tombados, que se tratam da fachada, volumetria e telhado do bloco frontal à Avenida, à fachada lateral voltada a rua Marcílio Dias até o limite do projeto original ainda preservam remanescentes da sua gênese – diferente do interior, que já sofreu diversas reformas.

Expandir Ocultar

Outras Informações

Para maiores informações, telefone: 55 (13) 3289-3555 ou e-Mail: reservas@avenidapalace.com.br

Expandir Ocultar

Referências

GIRAUD, Laire. Hotel Avenida Palace de Santos. Portogente. Santos, 30 maio 2011. Disponível em <https://portogente.com.br/colunistas/laire-giraud/40613-hotel-avenida-palace-de-santos>, acesso em 27 abr. 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS. Ata da 242. Disponível em <http://www.portal.santos.sp.gov.br/conselhos/e107_files/downloads/384_r.ord._ata.pdf>, acesso em 24 abr. 2017.

SANTOS, Jany Eliete Rabelo dos. Atlântico Hotel: preservação e modernização, desafios para a sua sobrevivência. Revista Patrimônio: Lazer e Turismo. Santos, Unisantos. Disponível em <http://www.unisantos.br/pos/revistapatrimonio/artigos17db.html?cod=6>, acesso em 27 abr. 2017.

SANTOS DE ANTIGAMENTE. Gonzaga – Avenida Ana Costa junto à praia (2). Novo Milênio. Disponível em <http://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos003b.htm>, acesso em 27 abr. 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Hotel Avenida Palace

-23.969050 -46.334108