http://www.resjeroteirosbaixadasantista.prceu.usp.br/

Monumento ao IV Centenário do Descobrimento do Brasil

Histórico do patrimônio

Desenhado e projetado pelo artista itanhaense Benedito Calixto e pelo arquiteto belga Florimond Colpaert e executado por Augusto Kauschus, o monumento em questão, como o próprio nome explicita, foi um marco para a comemoração de 400 anos de descobrimento do Brasil. Inaugurado em 22 de Abril de 1900, é situado na praça 22 de Janeiro, na qual também estão localizados outros bens de relevância histórica para a cidade, bem próximo também da Biquinha de Anchieta. No monumento, encontra-se a inscrição latina “Sub umbra crucis armorum foedus et generum conjunctio facta atque ejus auspiciis brasilicus populus calligate crevit” que traduzido significa “À sombra da cruz foi feita a aliança das armas, a união das gentes, e, sob tais auspícios, cresceu unido o povo brasileiro“.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O monumento mede 10 metros de altura da base no ápice; a primeira parte é quadrangular, de cantaria lavrada em estilo dórico, com 4 metros e 50 centímetros de altura, tendo em cada uma das faces uma placa de bronze com inscrições contendo os nomes dos principais personagens da descoberta e povoamento do Brasil até 1570.

A segunda seção do monumento é de bronze, em estilo misto; tem em cada uma das faces um medalhão enfiado de ramos de fumo e de café e por baixo uma grinalda. No centro do medalhão vê-se uma caravela com as velas. A terceira seção também é de bronze, de forma octogonal, em estilo misto. Traz em duas faces mais largas o brasão de armas de Martim Afonso de Souza – Era de 1532 – e a inscrição – Deus, Pátria e Liberdade. Nas outras duas faces mais largas o brasão de armas de Pedro Álvares Cabral, com a seguinte legenda: 22 de abril de 1500.

A quarta seção, de bronze, também octogonal, do mesmo estilo, tendo nas faces mais largos escudos ornadas de volutas e ramos de palmeiras e oliveiras, símbolos da gloria e paz. Esta última parte termina por linhas ogivas, encimadas por uma esfera armilar tendo no alto um tridente.

Expandir Ocultar

Outras Informações

O Monumento situa-se em praça pública (Praça 22 de Janeiro, s/n, Centro – São Vicente/SP) e, portanto, não possui horário restrito de visitação e a mesma é gratuita.

 

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPHASV, Decreto nº 3354-A, 12/08/2011.

Expandir Ocultar

Referências

Disponível em: <http://www.aggio.jor.br/jornal17/saovicente.htm> – Acesso em 16 de Março de 2016.

Disponível em: <http://www.belgianclub.com.br/pt-br/heritage/monumento-do-iv-centen%C3%A1rio-s%C3%A3o-vicente> – Acesso em 16 de Março de 2016.

Plataforma Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/sv/svf006.htm> – Acesso em 16 de Março de 2016.

Patrimônio Belga do Brasil

Disponível em: <http://www.belgianclub.com.br/pt-br/heritage/monumento-do-iv-centen%C3%A1rio-s%C3%A3o-vicente> – Acesso em 06 de Abril de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Monumento ao IV Centenário do Descobrimento do Brasil

-23.970273 -46.386422