Sambaqui Sandi

Histórico do patrimônio

O Sambaqui Sandi foi o primeiro sítio arqueológico encontrado na região de Santos, recebendo este nome por localizar-se próximo ao Canal do Sandi. Por sua causa, muitas descobertas foram feitas. Com as pesquisas realizadas na região, foram encontradas diversas conchas inteiras, maiores das que existem atualmente, que serviram de material construtivo. Arqueólogos também concluíram que as conchas possivelmente também serviram de alimento à população que lá viveu. Uma amostra das conchas foi analisada em laboratório e percebeu-se que os primeiros habitantes da região lá vivera há aproximadamente um milênio. Contudo, os resultados e pesquisas aprofundadas restaram prejudicadas devido às ações humanas e fatores naturais que ocorrem no local, como é o caso da maré, que, em algumas situações, acabou “engolindo” boa parte deste sambaqui.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O sítio arqueológico Sambaqui Sandi localiza-se mais próximo à cidade do Guarujá, sendo o mais distante entre os demais. Como podemos observar por meio de imagens, possui escavações para estudo e análise e o solo da região possui aparência acinzentada, possivelmente associada à região costeira em que se encontra.

Expandir Ocultar

Outras Informações

Como o bem não possui vínculo com nenhuma instituição, não há informações de contato. Para mais informações sobre Sambaquis consultar o site do IPHAN.

Expandir Ocultar

Referências

Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Terminal Portuário EMBRAPORT

Disponível em: < http://www.arqueoparque.com/@api/deki/files/32427/=Cartilha_-Embraport.pdf> – Acesso em 29 de Março de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Sambaqui Sandi

-23.921141 -46.288212