Terra Indígena Piaçaguera

Histórico do patrimônio

Localizada no município de Peruíbe, em meio à mata atlântica, está a Terra Indígena (TI) Piaçaguera, que é habitada por cerca de 250 índios da etnia Guarani Nhandeva, divididos nas aldeias de Piaçaguera, Tanyguá, Nhanmandu-mirim e Tabaçure Koypy. A área possui 2795 hectares de superfície e 38km de perímetro. As famílias nela distribuídas vivem da extração de palmito e da confecção de artesanato, o qual é comercializado em feiras livres e de produtos artesanais. No local também existe a escola indígena, Casa de Rezas e área para apresentação de danças e músicas.

A modalidade da TI Piaçaguera, segundo a FUNAI, é denominada “Tradicionalmente Ocupada”, cujo direito originário é dos povos indígenas. Em maio de 2016, tais terras tiveram a demarcação de seu território homologada por decreto presidencial, possuindo atualmente seus limites materializados e georreferenciados.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

É de posse permanente do grupo indígena Guarani Nhandeva a Terra Indígena Piaçaguera com superfície aproximada de 2.795 ha e perímetro também aproximado de 38 km, assim delimitada: GLEBA A: Superfície: 643 hectares, aproximadamente, Perímetro: 14 km, aproximadamente. NORTE: partindo do Ponto 01, de coordenadas geográficas aproximadas 24º15’35″S e 46º56’35″WGr., localizado na faixa de domínio. A vegetação é preferencialmente de mata atlântica a partir da Rodovia Governador Mario Covas sentido interior do Estado e também encontramos a mesma vegetação após a rodovia, porém mais ao litoral temos restigas e mangues.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A aldeia Tabaçu Reko Ypy, na divisa entre Itanhaém e Peruíbe, é nova, tem cerca de quatro anos e divide com outras seis aldeias um espaço de 2965 hectares, que formam a terra indígena Piaçaguera. Itamirim, ‘pedra pequena’ em tupi-guarani, mulher do cacique Verá (Relâmpago) é uma espécie de porta-voz da aldeia e nos contou sobre o modo de vida da sua tribo.

Página/ site: www.vivaokatur.blogspot.com.br ;

vivaokatur@gmail.com

Expandir Ocultar

Referências

Blog Comissão Pró-Índio de São Paulo

Disponível em: <http://comissaoproindio.blogspot.com.br/2016/05/uma-noticia-dessa-e-um-alivio-tao.html> – Acesso em 30 de agosto de 2016.

Comissão Pró-Índio de São Paulo

Disponível em: http://cpisp.org.br/indios-em-sao-paulo/terras-indigenas/terra-indigena-piacaguera/ – Acesso em 30 de agosto de 2016.

FUNAI

Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas> – Acesso em 26 de agosto de 2016.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO, CULTURAL E NATURAL: região metropolitana da baixada santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente. [texto Taís Assunção Curi Pereira; fotografia Marcos Piffer] – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Agência Metropolitana da Baixada Santista, 2010. 248 p.: il. color.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Terra Indígena Piaçaguera

-24.254293 -46.907654