Castelinho (Antiga Sede do Corpo de Bombeiros)

Histórico do patrimônio

O constante crescimento urbano de Santos, ao final do século XIX, demandou a criação de um corpo de bombeiros, primeiramente de caráter amador, que posteriormente foi instituído como profissional. O crescimento da corporação demandou a construção de um campo físico, formando assim o contexto do projeto do Castelinho.

Situado no atual bairro da Vila Nova, em Santos, o Castelinho foi projetado em 1907 pelo engenheiro Maximiliano Emil Hehl (o mesmo que projetou a Catedral de Santos), tendo a Pedra de Toque edificada em 09 de Junho de 1907, pelo Engenheiro Saturnino de Brito. A inauguração do corpo de Bombeiros deu-se em 07 de Setembro de 1909, instituindo-se como um órgão essencial de Santos.

O local serviu de cumprimento das atribuições do Corpo de Bombeiros, que envolve, além do combate a incêndios, a prevenção e salvamento terrestre e aquático, de praias e desastres naturais – como o conhecido furacão que acometeu a cidade em 1915. Em 1947, a corporação foi integrada à Força Pública do Estado.

Depois de completar o centenário, o patrimônio começou o seu processo de Restauração, de autoria do arquiteto e chefe do Departamento de Revitalização Urbana da Seplan (Secretaria de Planejamento), Ney Caldatto, sob a supervisão de Secretaria de Serviços Públicos, para preservar as suas características originais. O local recebeu em seu terreno a construção de um edifício anexo para acolher a nova sede da Câmara Municipal de Santos, tomado em caráter fixo.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Localizado na Praça Tenente Mauro Batista Miranda, 1, no bairro de Vila Nova, o edifício construído entre 1907 e 1909 tem o estilo eclético em voga nas construções do início do século XX. Na parte externa, a cor bege restaurada para aproximar-se das cores originais se estende pelos dois andares originais e também pelo pátio interno. O pátio interno próximo à entrada principal contém uma grande estrela feita com os paralelepípedos de duas cores, o cinza e o tom de cor mais claro da pedra, construído contemporaneamente ao próprio prédio. Nesse espaço também contém um espelho d’água que separa os dois prédios.

Na sua parte interna, o complexo com os dois prédios conta com três pavimentos, onde se concentra atualmente salas para os departamentos administrativos, gabinetes de vereadores, auditório, um plenário com galeria e salas de reuniões.

Expandir Ocultar

Outras Informações

Visitas monitoradas, às terças e quintas-feiras, podem ser agendadas pelo telefone (13) 3211-4109.

Expandir Ocultar

Referências

HISTÓRIA E LENDAS DE SANTOS – CÂMARA. As muitas sedes da Câmara quase despejada. (4). Novo Milênio. Disponível em <http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0294d.htm>. Acesso em 06 abr. 2017.

PREFEITURA DE SANTOS. Notícias. Infraestrutura e Edificações. Castelinho é a nova sede da Câmara. Santos: 14 dez. 2010. Disponível em: <http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/24128/castelinho-nova-sede-da-c-mara>. Acesso em 06 abr. 2017.

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS. Câmara. Conheça a Câmara. Conheça o Castelinho. Santos: 11 jun. 2012. Disponível em: <http://www.camarasantos.sp.gov.br/publico/noticia_tour.php?cod_menu=12>. Acesso em 06 abr. 2017.

DA REDAÇÃO. Câmara Municipal Santos inaugura nova sede no Castelinho. Jornal Vicentino, São Vicente, 16 dez. 2010. Disponível em: <http://www.jornalvicentino.com.br/v2/camara-municipal-de-santos-inaugura-nova-sede-no-castelinho/>. Acesso em 06 abr. 2017.

MUNIZ JÚNIOR, J. Bombeiros de Santos, 110 anos de história. Santos: NELO’S Editora & Publicidade, 2000.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Castelinho (Antiga Sede do Corpo de Bombeiros)

-23.938339 -46.326160