Bonde Santista

Histórico do patrimônio

A Companhia Melhoramentos da Cidade de Santos abriu uma linha de bonde da estação de trem à praia em 8 de outubro de 1871 – um ano antes do primeiro bonde funcionar em São Paulo. A zona do porto, no lado norte da ilha, e comunidades de praia, a sul, estavam ligados por um sistema de bondes, sendo, os bondes, a mola propulsora ao desenvolvimento da cidade de Santos, que avançava à região da orla. A cidade de São Vicente, no lado ocidental da ilha, inaugurou um sistema de bondes interurbanos para Santos em 24 de outubro de 1875. A Companhia Carris de Ferro da Villa de São Vicente, contudo, adquiriu esta linha em 1885.

Em 1897, os bondes de Santos e São Vicente (83 bondes de passageiros, 78 bondes de carga, 6 carros de bagagem, seis locomotivas suíças e 573 mulas) foram adquiridos pela Companhia Viação Paulista, que também operava bondes elétricos na cidade de São Paulo. Em 1901, a Empresa Ferro-Carril Santista, uma empresa local, assumiu os bondes e operou a eletrificação destes, porém, devido a problemas financeiros o projeto foi abandonado e o maquinário adquirido até então (geradores da General Electric, caldeiras da Babcock&Wilcox, motores a vapor da Ide, caminhões da Peckham, e outros materiais de Nova York) foram vendidos à City of Santos Improvements Company, junto com a franquia de bondes, em 20 de fevereiro de 1904; os vinte bondes elétricos foram transferidos a São Paulo.

Em 1907, a CSIC começou a construção de um novo sistema de bondes elétricos. Os dezoito primeiros bondes virem de Motherwell, na Escócia, pela Hurst&Nelson Company, em 3 de junhos de 1908. A primeira linha, do centro de Santos a São Vicente, foi inaugurada em 28 de abril de 1909. Se segunda linha, a São Vicente via Matadouro, o percurso do bonde a vapor anterior, foi inaugurada um mês depois. O último bonde, para as mulas, ocorreu em 3 de maio de 1912.

CSIC operou o sistema de bondes elétricos em Santos por quase meio século. A Hurst&Nelson Company forneceu equipamentos até 1951: 48 bondes de passageiros, 20 bondes de mercadorias, 4 bondes de bagagem, um bonde dos correios, 2 bondes de irrigadores e milhares de peças. Também foi adquirido um bonde de passageiros da St. Louis Car Company, em 1908, dois carros de nove bancos da United Electric em 1915, e três bondes de doze bancos da Ateliers Métallurgiques, da Bélgica, em 1928. Em 1915 os números de carros foram dobrados e em 1919 a empresa começou a construir seus próprios carros, incluindo modelos de bondes de dois truques.

Em 1917, a cidade de Santos tinha a maior proporção de bondes para passageiros da América do Sul. Em 1925, bondes rápidos, fazendo paradas limitadas, foram introduzidos nas linhas da praia. Em 1926, duas rotas de bondes expressos (não permitiam homens sobre os estribos e recusavam pessoas carregando pacotes) também foram introduzidas. Em 1930, a CSIC construí enormes bondes articulados de seis eixos, números CSIC 300 e CSIC 302, cada um com 18 bancos, permitindo 90 passageiros sentados.

No entanto, nestes últimos anos, poder-se-ia ver, apesar ainda da evolução progressiva, o caminho à decadência da franquia de bondes. Em 1929, 75% das ações da CSIC foi adquirida pela Light&Power Company, a empresa canadense que controlava os bondes no Rio de janeiro, em São Paulo e em Sorocaba. O censo do IBGE de 1945 mostra que a companhia detinha 139 bondes de passageiros a motor, 80 reboques para passageiros, 53 bondes de mercadorias e 86 km de pista.

Em 1952, a Light&Power Company abandonou a operação, deixando-a ao Serviço Municipal de Transportes Coletivos. Em 1954, a SMTC começou a reconstruir os bondes abertos, tornando-os veículos fechados. Em 1963, o sistema de trólebus de Santos entrou em funcionamento, deteriorando ainda mais o serviço de bondes. Em 28 de fevereiro de 1971, 99 anos e quatro meses após o início do serviço de bondes, o último bonde aberto correu em Santos, marcando o encerramento do último grande sistema de bondes do Brasil.

Em 1984, o projeto de reconstrução do sistema de bondes da cidade de Santos começava a ser planejado. O prefeito Paulo Gomes Barbosa desenterrou 900 m de trilhos na Avenida Bartolomeu de Gusmão, junto a Praia do Embaré e, em 10 de junho daquele ano, iniciou o restaurado do carro CSIC46. Infelizmente, a linha estava muito longe do depósito da Vila Matias, e a manutenção tornou-se um problema, provocando, novamente, o encerramento do serviço em outubro de 1986.

Quatorze anos depois, em 23 de setembro de 2000, Santos construiu outra linha turística, na parte velha comercial da cidade, ligando a Praça Mauá com a estação de trem e vários pontos históricos, com 1,7 km de extensão, operada através do carro CSIC 84. Um reboque (bonde a burros) foi adicionado em outubro e o bonde fechado CSIC 40 se juntou à frota em 2002. No ano de 2005, Santos importou três bondes elétricos antigos de Porto, em Portugal; em 2006, importou dois bondes elétricos de Turim, na Itália. Atualmente o circuito foi ampliado em 5 km até o Mont Serrat.

Hoje, Santos tem o Museu Vivo de Bondes, com 12 veículos procedentes de vários países. Seis estão em circulação: três escoceses, dois portugueses, além de outro escocês que serve de posto de informações turísticas no Gonzaga. Na garagem da CET estão alguns exemplares de Portugal, Itália e Estados Unidos à espera de restauração. A prefeitura mantém contato com cidades de outros países para a ampliação do acervo. Em agosto de 2012, Nagasaki (Japão) doou um bonde para cidade.

 

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A linha turística detém o seguinte material rodante: bonde aberto puxado a burro n.º 01 (operou na cidade de Santos e hoje serve como reboque do bonde n.º 32. Reinaugurado em 2000); bonde fechado Brill n.º 3 (operou na Estrada de Ferro Elétrica Votorantim e está sendo restaurado na garagem da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos); bonde aberto Hurst&Nelson n.º 32 (operou na cidade de Santos e reinaugurado em 2000 e está sendo novamente restaurado na garagem da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos); bonde aberto Hurst&Nelson n.º 38 (operou na cidade de Santos e reinaugurado em abril de 2011, funciona atualmente como reboque); bonde fechado Hurst&Nelson n.º 40 (operou na cidade de Santos e reinaugurado em 2002); bonde Fechado Hurst&Nelson n.º 46 (operou na cidade de Santos e atualmente funciona como posto turístico); bonde fechado português n.º 193 (operou no Porto e foi reinaugurado em 2006); bonde fechado português n.º 224 (operou no Porto e foi reinaugurado em 2008); bonde fechado português n.º 137 (operou no Porto e está sendo restaurado na garagem da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos); bonde Centex n.º 1799 (operou em Nova York e em São Paulo e está sendo restaurado na garagem da CET); bonde-restaurante fechado articulado italiano n.º 2840 (operou em Turim, está sendo restaurado e foi reinaugurado em 2011); bonde “PCC” Fiat n.º 3265 (operou em Turim, e foi reinaugurado em 2010).

Dos sete abrigos de bondes em Santos que existiram, só restam cinco: abrigo da Praça Mauá, abrigo da Ana Costa com a Rangel Pestana, abrigo da Ana Costa com a Francisco Glicério, abrigo da Ana Costa com a Carvalho Mendonça, abrigo da Praia do Boqueirão. E o itinerário da linha turística compreende: Praga Mauá, Praça Rui Barbosa, Rua XV de Novembro, Rua do Comércio, Estação do Valongo, Garagem do Valongo, Bolsa do Café, Praça Barão do Rio Branco, Alfândega, Outeiro de Santa Catarina, Rua General Câmera, Praça Mauá, Praça Rui Barbosa, Rua Vasconcelos Tavares, Rua Amador Bueno, Avenida São Francisco, Monte Serrat, Castelinho, Praça José Bonifácio, Rua General Câmera, Praça Mauá.

Expandir Ocultar

Outras Informações

INSTÂNCIAS E NÚMERO: Não há tombo.

O roteiro envolve 40 pontos turísticos, históricos e culturais, como a Estação do Valongo, Catedral, Teatro Coliseu, Pantheon dos Andradas, Palácio Saturnino de Brito (Sabesp), Bolsa do Café e Monte Serrat, entre outros.

O bonde circula de terça a sexta e domingos, das 11h às 17h (saídas de hora em hora), e sábados, das 11h às 17h (saídas de 30 em 30 minutos). O Bonde Café (passeios de 20 minutos com degustação de café) funciona na quinta e na sexta, das 14h30 às 16h30, sábados, das 12h40 às 15h40, e domingos, das 11h30 às 16h30 (com saída de hora em hora). Os ingressos custam R$ 6,50. Embarque na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre).

A Setur (Secretaria de Turismo) também agenda passeios para grupos de escolas, associações, entidades, empresas e idosos. Mas é preciso agregar, no mínimo, 10 pessoas por viagem (o bonde tem capacidade para 45 passageiros). Contatos pelo telefone 3201-8000.

Expandir Ocultar

Referências

Blog Memória Santista

Disponível em: <http://memoriasantista.com.br/?p=819>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Prefeitura de Santos

Disponível em: <http://www.santos.sp.gov.br/?q=content/linha-turistica-do-bonde-completa-12-anos-e-mais-de-1-milhao-de-passageiros>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.santos.sp.gov.br/?q=tags/museu-vivo-internacional-do-bonde>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

A Tribuna Digital

Disponível em: <https://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/at-revista/conheca-um-pouco-sobre-os-diversos-bondes-que-circulam-por-santos/?cHash=649e6bd0e5f05290a2d011d13d98e2d9>. Acesso em 24 de abril de 2017.

Plataforma Jornal Eletrônico Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/b000926.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/bondes/000923at/noticia31722.htm> Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/b000928.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/bondes/000923at/noticia31646.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/b110924.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho03.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho11.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho12.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho13.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho14.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho16.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho77.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/trilho66.htm>. Acesso em 24 de Abril de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Bonde Santista

-23.931303 -46.333513