Cinemateca de Santos

Histórico do patrimônio

A Cinemateca de Santos foi criada pelo francês Maurice Armand Marius Legeard em 1980. A Cinemateca recebeu a programação do ‘Ciclo de Cinema – 20 anos sem Maurice Legeard’. Com fotografias, desenhos e charges de Argemiro Antunes, conhecido como Miro, a mostra também traz algumas obras cinematográficas de Legeard, francês radicado em Santos.

A coleção da cinemateca inclui projetores poloneses e alemães de 8, 9 e 16 mm da década de 20, filmadoras raras, discos, trilhas sonoras, livros de diversas nacionalidades, além de mais de dois mil títulos de produções cinematográficas representativas do cinema mundial, com destaque especial para o cinema brasileiro.

Entre os quase 15.000 itens da Cinemateca, que foram sendo colecionados por Legeard durante sua vida, estão algumas relíquias como a obra Hollywood,de David O. Selnick´s, um dos únicos livros originais de 1980 no mundo, com o convite da estréia do filme King Kong somente reservado à imprensa, a coleção A Cena Muda, uma série de enciclopédias sobre cinema da década de 40 até os anos 60, fotografias originais de filmagens de O Pagador de Promessas.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A Cinemateca localiza-se em um bairro residencial, logo nos arredores podemos encontrar pequenos comércios como brechós, lavanderia e também algumas igrejas, porém é mais comum vermos conjuntos residenciais e casas. A própria Cinemateca é uma antiga casa de esquina (com a Rua Visconde de Cairu), e seu conjunto arquitetônico possui dois andares, garagem e recuo até o passeio público (calçada).

A faixada da casa está bem preservada com a pintura e detalhes em azulejo, as janelas possui grades inferiores de ferro.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Cinemateca de Santos

-23.961164 -46.339803