Imóvel da Av. Conselheiro Nébias, 361

Histórico do patrimônio

Tudo indica que foi construído em 1920, auge da exportação do café, como moradia de uma família desta nova burguesia enriquecida por tal movimentação econômica. Foi construída na nova área de ocupação da cidade que crescia em direção às praias, em uma avenida construída para abrigar famílias ricas que fugiam do núcleo colonial antigo, em um processo de negação do passado colonial do país [1].

Assim sendo, o casarão expressa esta nova cidade que surgia, a cidade burguesa, com a construção de novos espaços de lazer, com o aparecimento de lojas e cafés, e novos espaços de moradia, com os palacetes construídos nas avenidas largas que imitavam os planos de urbanização higienistas que são típicos desta época. Não podemos esquecer, em contrapartida, que enquanto a burguesia construía estes lares enfeitados e rebuscados, surgiam bairros populares e cortiços onde viviam a grande massa da população. Ou seja, estes casarões representam o tipo de moradia de uma classe específica da sociedade santista do início do século XX.

[1] SANTOS, Cynthia Regina de Araújo Evangelista dos. Santos das Avenidas: a moradia burguesa no início do século XX. p. 9 e 13.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Este casarão da Avenida Conselheiro Nébias, construído em 1920, possui a fachada principal em estilo normando estilizado. A parte interna, a pintura das paredes, os lustres, móveis e objetos de decoração remetem aos anos 1920.

O imóvel apresenta influência remota do neocolonial evidenciado pelo frontão. O acesso é feito através do alpendre frontal ou da entrada de serviços. A ornamentação da edificação fica por conta dos panos de revestimento que alternam o tijolo, a argamassa e a pedra. A edícula possui garagem para o automóvel e dormitório dos empregados no pavimento superior.

Expandir Ocultar

Outras Informações

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPASA, Proc. 36215/2004-01, Livro Tombo 01: inscrição
32, folha 6, Resolução SC 02/2004 de 13/12/2004.

 

É possível a observação da fachada do prédio por meio do passeio público.

Expandir Ocultar

Referências

Portal Novo Milênio. Disponível em <http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0230w4.htm>, acesso em 29 nov. 2016.

SANTOS, Cynthia Regina de Araújo Evangelista dos. Santos das Avenidas: a moradia burguesa no início do século XX. 2007. 251 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Imóvel da Av. Conselheiro Nébias, 361

-23.949631 -46.321921