Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS)

Histórico do patrimônio

Criado por Francisco Martins dos Santos, Edmundo Amaral e Júlio Conceição em 1938, o Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS) teve como sede o prédio mais antigo da Av. Conselheiro Nébias, imóvel datado de 1890. A instalação oficial da entidade foi marcada para o dia 5 de fevereiro de 1938, em homenagem ao historiador Francisco Martins dos Santos, seu idealizador e grande coordenador.

No decorrer dos primeiros anos de atividade suas instalações foram ampliadas, ocupando todas as dependências do prédio sede. Organizou-se  um arquivo, instalou-se uma biblioteca e mapoteca. Possui também um pequeno Museu denominado Júlio Conceição. Suas atividades culturais sempre foram marcantes, exceto em alguns períodos intermediários de depressões decorrentes da inércia de algumas diretorias, do mau estado de conservação do prédio e das dificuldades financeiras enfrentadas.

Foi reconhecido de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 1073, de 3 de novembro de 1949; pela Lei Estadual nº 6.372, de 11 de outubro de 1961, e pela Lei Federal nº 865, de 13 de outubro de 1949.

Em 4 de dezembro de 1943 foi lavrada uma escritura de compromisso de compra e venda do imóvel localizado à Av. Conselheiro Nébias nº 689, onde foi fundada e instalada a instituição e no qual permaneceu como locatária. A 28 de maio de 1946 os proprietários do imóvel, D. Corina Fontes de Barros Pimentel e seu marido Sancho de Barros Pimentel Sobrinho outorgaram, através de escritura lavrada no 5º Ofício, a venda definitiva do prédio ao Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Os recursos financeiros para essa compra foram doados pelo emérito santista Valentim F. Bouças.

Em 1983, cinco anos após o falecimento de Francisco Martins dos Santos, sua memória foi homenageada com a inauguração de sua fotografia na sala de reuniões da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, que passou a ser intitulada Sala Historiador Francisco Martins dos Santos.

Presidiram essa instituição: Júlio Conceição, Manoel Hypólito do Rêgo, José da Costa e Silva Sobrinho, Frederico de Figueiredo Neiva, Álvaro Parente, Mariano Laet Gomes, Durval Ferreira, José Dias de Moraes, Joaquim Alves Feitosa, Edgard Ferraz Navarro, José Bento Cardoso Vidal, Archimedes Bava, Raul Ribeiro Flórido, Luiz Pinto Dias, e, atualmente (N.E.: 1996), Felício Agostinho da Purificação Souza.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

De acordo com o site oficial as dependências internas do patrimônio contam com: uma biblioteca pública (que oferece mais de 10 mil volumes sobre a história e a geografia da região, como cartografia, hidrografia, geologia, astronomia, demografia, entre outros); na sede funciona um pequeno museu e um auditório para 80 pessoas, além de áreas administrativas; em seu acervo consta várias obras de Benedito Calixto.

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPASA, Livro Tombo 01, inscrição 36, folha 7, Proc.
53209/2005-27, Resolução SC 03/2005 de 25/08/2005.

Referências

Nossa História. Disponível em: <http://www.ihgs.com.br/nossahistoria.htm>. Acesso em: 28 abr. 2015

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS)