Ruínas do Engenho e Capela Nossa Senhora da Apresentação

Histórico do patrimônio

A Ilha de Santo Amaro, capitania pertencente a Pero Lopes de Souza desde 1543, já havia iniciado o seu trabalho de plantação de cana-de-açúcar quando ainda pertencia a Capitania de São Vicente, mas só após a sua divisão a moagem e o início de produção do açúcar foi suscitado.

Sendo um dos primeiros da região, a capela e o engenho de Nossa Senhora da Apresentação foram fundados em 1560 sob a supervisão de Gonçalo Affonso – que obtinha o cargo de ouvidor nos primórdios do novo governo da região – e Manuel de Oliveira Gago, filho do fidalgo Antonio de Oliveira Gago – mandado em 1538 para o cargo de Loco-Tenente do Donatário e Feitor da Fazenda Real da Capitania de São Vicente por d. João III. Estrategicamente construídos ao lado do rio Curumahú (atualmente Crumaú), obtinham a facilidade de manter um reduzido espaço do mar, para a saída e entrada de produtos e local perto o suficiente das plantações de cana-de-açúcar da capitania, para a moagem.

Pouco se sabe dos pormenores do local nos próximos séculos, contudo em meados do século XIX foi pertencente ao sítio do administrador Tenente-Coronel José Vicente de Oliveira e cultivada por Pedro Francisco da Costa.

Após a mudança de diversos administradores e o crescimento da região, criando a demanda de maiores engenhos, o nomeado Nossa Senhora da Apresentação foi abandonado, restando atualmente apenas as suas ruínas.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O monumento atualmente encontra-se em estado de ruína, presente em zona rural da cidade de Guarujá, às margens do rio Crumaú, entre os bairros de Morrinhos e Vila Edna.

Expandir Ocultar

Outras Informações

As ruínas não são ligadas à instituições, então desse modo o contato é risível.

Expandir Ocultar

Referências

MADRE DE DEUS, Frei Gaspar da. Memórias para a História da Capitania de São Vicente, hoje chamada de São Paulo, do Estado do Brazil. Lisboa, 1797. 260 p. Disponível em http://www.novomilenio.inf.br/santos/lendas/h0300a.pdf  , acesso em 25 mai. 2017.

LEME, Pedro Taques de Almeida Pais. História da Capitania de São Vicente. Brasília: Senado Federal, 2004. 150 p. Disponível em <http://www.novomilenio.inf.br/santos/lendas/h0300a.pdf>, acesso em 25 mai. 2017.

HISTÓRIAS E LENDAS DE SANTOS. Amargo Açúcar. Novo Milênio. Disponível em <http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0133.htm>, acesso em 25 mai. 2017.

SOUSA, Silvio Araujo de. Guarujá: pré-história e história. Revista UOL. Disponível em  http://guaruja1.xpg.uol.com.br/historia.htm , acesso em 25 mai. 2017.

CAMPOS, Adriana Negreiros. Arqueologia e Educação: as ruínas engenho São Jorge dos Erasmos como fio condutor de práticas educacionais. 2014. 209f. Dissertação de (Mestrado em Arqueologia) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo. São Paulo. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-23102014-164854/pt-br.php    Acesso em 25 mai. 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Ruínas do Engenho e Capela Nossa Senhora da Apresentação

-23.965175 -46.236829