Vila da Light

Histórico do patrimônio

A Vila da Light, também conhecida como Vila da Usina Henry Borden, é um núcleo residencial construído junto à Usina Hidrelétrica de mesmo nome, a fim de servir de moradia para os trabalhadores da mesma. Tal usina foi parte de um investimento gigantesco na produção de energia elétrica empreendido pela The São Paulo Traimway, Light and Power Company Limited – a Light – companhia canadense que construiu a hidrelétrica em meados dos anos 1920.

A vila foi construída no começo da década de 1930 para abrigar os funcionários e suas famílias – como ainda se verifica até hoje – e se localiza no sopé da serra do mar, perto da Via Anchieta, em uma área da Usina, mas cercada e com portaria independente. Existem 140 casas de alvenaria, construídas com arquitetura em estilo canadense característica do início do século XX, variando em tamanho de 90 a 200 metros quadrados, e distribuídas ao longo de 89 mil metros quadrados de ruas largas e arborizadas. Acredita-se que no auge do funcionamento da usina, o conjunto foi lar de 400 pessoas e possuía diversas instalações para usufruto dos moradores, como hospital, escola, clube de senhoras, entre outros. Há uma estimativa que em 2011 haviam 238 moradores nas casas, incluindo operários e suas famílias, que pagam alugueis de baixo custo.

Depois do encerramento das atividades da Light no Brasil, a administração da hidrelétrica de Henry Borden passou para a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), a quem hoje também pertence a conhecida Vila da Light. Contudo, atualmente existe uma disputa acerca da posse da vila, já que a prefeitura municipal está buscando transferi-la à municipalidade, com a justificativa de que a população deveria usufruir daquele espaço. Neste embate, EMAE afirma que está preocupada com a preservação da vila e que não permite que os moradores façam reformas que descaracterizem os imóveis.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A Vila da Light, também conhecida como Vila da Usina Henry Borden, é um núcleo residencial construído junto à Usina Hidrelétrica de mesmo nome, a fim de servir de moradia para os trabalhadores da mesma e se localiza no sopé da serra do mar, perto da Via Anchieta, em uma área da Usina, mas cercada e com portaria independente. Existem 140 casas de alvenaria, construídas com arquitetura em estilo canadense característica do início do século XX, variando em tamanho de 90 a 200 metros quadrados, e distribuídas ao longo de 89 mil metros quadrados de ruas largas e arborizadas.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Vila da Light é anexa à Usina Hidrelétrica Henry Borden, que se localiza na Av. Bernardo Geisel Filho, 2606, na Vila Light, em Cubatão, SP. Entretanto, por se tratar de propriedade da EMAE, o acesso ao público não é permitido.

Expandir Ocultar

Referências

Estadão

Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,vila-operaria-da-light-tem-posse-discutida-imp-,730881> – Acesso em 02 de agosto de 2016.

Fundação Energia e Saneamento

Disponível em: <http://www.energiaesaneamento.org.br/1752> – Acesso em 02 de agosto de 2016.

Plataforma Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/blight.htm> – Acesso em 03 de agosto de 2016.

<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch068.htm> – Acesso em 03 de agosto de 2016.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Vila da Light

-23.879240 -46.448857