Vila Fabril

Histórico do patrimônio

A Vila Fabril é um conjunto de casas construídas para servir de moradia para os trabalhadores da Companhia Fabril de Papel, que iniciou suas atividades em 1922. Entre 1922 e 1927, a Companhia Fabril fez grandes investimentos a propósito de construir as instalações necessárias na fabricação do papel e na vila operária, com construções habitacionais e de lazer, tornando-se um dos maiores empreendimentos da Baixada Santista na época. Tem-se notícia que em 1931 a vila operária contava com 130 prédios – em sua maior parte de alvenaria e venezianas – para habitação de empregados e serviços, como escola, farmácia, cinema, clube, entre outros.

Apesar de todos os investimentos e a produção crescente da indústria, a Companhia Fabril foi à falência em 1930 devido a conjuntura econômica e política nacional e internacional da época, sendo leiloada em 1931 e passando a ser cessionária da Companhia Santista de Papel. As modificações mais perceptíveis na mudança de administração foi a ampliação da vila operária, com o aumento do número da casas, no arruamento, pavimentação e construção de uma igreja.

Atualmente, a antiga Companhia Santista de Papel pertence à MD Papeis, que encerrou as atividades no local e procura fazer o desmonte da fábrica e de sua vila operária, processo que começou nos anos 1980, objetivando dar novo uso ao local. Em 2004 já foram demolidas inúmeras casas que compunham o conjunto da Vila Fabril. Diante deste cenário, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão solicitou, em 2012, o tombamento da vila operária e de todo o conjunto fabril remanescente.

No final de 2015, representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Governo do Estado reassumiram com a Prefeitura de Cubatão o compromisso de urbanizar a área da Vila Fabril, que pertence à empresa MD Papéis. Ele prevê a remoção de 5.750 famílias de áreas de risco ou de preservação ambiental e a urbanização de locais como a Fabril, além da Cota 200 e Pinhal do Miranda. O objetivo é a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar, possibilitar que as famílias do local possam finalmente ter a titularidade de suas residências e manter os aspectos históricos da antiga vila operária.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

As modificações foram com a mudança de administração para a Companhia Santista de Papel, com a ampliação da vila operária, com o aumento do número da casas, no arruamento, pavimentação e construção de uma igreja. Contudo, devido a falência da Companhia Santista de Papel, iniciou-se um desmonte da Vila Fabril, demolindo inúmeras casas que a compunham.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Vila Fabril é um polígono delimitado pela Rodovia Anchieta, pelo Rio Cubatão e pela Rua Faixa do Oleoduto. Além destas, compreende a Rua do Alojamento, a Rua da Igreja, a Rua do Cinema, a Rua do Clube, a Rua Direita, a Rua Elías Zarzur, Caminho dos Trilhos, a Rua Três, entre outras. Comporta, também, a UBS Pinhal do Miranda, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, a escola Professor Zenon Cleantes de Moura e uma Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo. O acesso ao bem pode ser feito a pé, de carro ou pela linha de ônibus 906 (Cubatão (Fabril)/Santos (Ponta da Praia)), embora seja uma região pertencente a empresa MD Papéis.

Expandir Ocultar

Referências

Celma de Souza Pinto . Antecedentes do espaço industrial em Cubatão-SP: a implantação da Cia. Fabril e da Usina Henry Borden. In: PEIXOTO, Elane Ribeiro; DERNTL, Maria Fernanda; PALAZZO, Pedro Paulo; TREVISAN, Ricardo (Orgs.)Tempos e escalas da cidade e do urbanismo: Anais do XIII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Brasília, DF: Universidade Brasília- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2014 . Disponível em: <http://www.shcu2014.com.br/content/antecedentes-do-espaco-industrial-em-cubatao-sp-implantacao-da-cia-fabril-e-da-usina-henry> – Acesso em 04 de agosto de 2016.

Blog CONDEPAC

Disponível em: <http://condepaccubatao.blogspot.com.br/2013/09/condepac-aguarda-o-tombamento-da-vila.html> – Acesso em 03 de agosto de 2016.

Plataforma Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/bfabril.htm> – Acesso em 03 de agosto de 2016.

<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch052a.htm> – Acesso em 03 de agosto de 2016.

<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch052b.htm> – Acesso em 04 de agosto de 2016.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Vila Fabril

-23.881223 -46.453347