Cemitério da Filosofia

Histórico do patrimônio

Até o ano de 1892, somente existia em Santos o Cemitério do Paquetá, contudo, o crescente número de sepultamentos aumentou devido às grandes epidemias da época, havendo a necessidade da construção do Cemitério da Filosofia ou Cemitério do Saboó, como é mais conhecido, por estar localizado no Bairro do Saboó. Assim, o Cemitério do Paquetá passou a ser restrito à elite.

Inaugurado em 10 de abril de 1982, pelo então Intendente Municipal, com o nome original de Cemitério Municipal da Philozophia, teve como primeiro sepultamento o de um menino de 10 anos de idade. O cemitério foi feito em duas etapas: a primeira, bem ao fundo, na parte em que se encontra a capela, em terreno desapropriado pela Câmara e pertencente ao Bacharel Frederico Cardoso de Meneses, inaugurado em 1892; a segunda etapa foi iniciada tempos depois, com compra de mais um pedaço de chão e aproveitamento da parte da frente da Chácara da Filosofia, desapropriada pela Câmara em 1892, a Dona Ana Brandina de Barros Silva.

Quando inaugurado, compreendia apenas 7.000 m²; depois, foi desapropriada a Chácara da Filosofia, passando a contar, então, com 24.000 m² e foi entregue oficialmente à população, em 1896.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O Cemitério da Filosofia ocupa atualmente uma área de aproximadamente 40.000 m², sendo que 70% de suas campas são perpétuas, de formato retangular, sendo limitado pela Av. Martins Fontes a norte, pela R. Pio XVII a oeste, pela R. Maria Mercedes Féa a sul, e pela R. Francisco Pedro dos Reis e pela Vila Luciana de Castro a leste.

Dentre as campas mais visitadas, tem-se a campa de nº 624, quadra 6, onde estão os restos mortais de Maria Mercedes Féa – vítima do famoso Crime da Mala, ocorrido em 1928; a campa da menina Jandaia, nascida a 23 de setembro de 1936 e falecida a 23 de março de 1939; o Mausoléu do Esportista Amador de Santos; e o Mausoléu dos Maçons.

Expandir Ocultar

Outras Informações

O Cemitério da Filosofia é um cemitério municipal, por isso a visitação é aberta e gratuita. Para mais informações: Tel. (13) 3296-1510.

Expandir Ocultar

Referências

Jornal Eletrônico Novo Milênio

Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0204d.htm. Acesso em: 25 de maio de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Cemitério da Filosofia

-23.932246 -46.346402