Centro Cultural Patrícia Galvão

Histórico do patrimônio

A fundação do centro cultural se deve à escritora  e jornalista Patrícia Galvão, conhecida como Pagu. Uma das principais incentivadoras da cultura santista na década de 60, ela organizou uma campanha para a construção do Teatro Municipal da cidade. No entanto, só 17 anos depois da sua morte, em 1979, foi inaugurado o Teatro Municipal Brás Cubas, nome dado em homenagem ao fundador da cidade.

Além do Teatro Municipal, o Centro Cultural abriga o Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo, a Galeria de Arte Patrícia Galvão, a Galeria de Arte Brás Cubas, o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) e a Hemeroteca Roldão Mendes Rosa. No mesmo prédio funciona a Secretaria Municipal de Cultura de Santos.

Contando ainda com auditório e espaços para diversas atividades, o Centro Cultural é utilizado para eventos como o Festival Música Nova, Festival de Teatro Amador e Bienal Nacional de Artes Visuais.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O complexo do Centro Cultural possui em seu entorno grades esverdeadas e palmeiras na entrada principal. Há diversos edifícios, vamos aqui destacar dois: O Teatro Municipal e o Museu de Imagem e Som de Santos (MISS).

O primeira conta com uma boa estrutura de auditório com capacidade 580 pessoas e acessibilidade para deficientes físicos:  rampa de acesso; corrimão nas escadas e rampas; sanitário adaptado; vaga de estacionamento exclusiva para deficientes; banheiros adaptados; bebedouro adaptado; telefone público adaptado; vaga de estacionamento exclusiva para idosos; elevador.

O MISS foi inaugurado em 1996 e conta em seu espaço físico o MISS conta com estúdio de gravação digital para gravações ao vivo e também trilhas sonoras para espetáculos, que pode ser locado, espaço expositivo, o auditório “Chico Botelho” com 75 lugares tela de 200 polegadas, sistema de som e projeção (vhs/dvd/8 e 16 mm), ilha de escuta, sala de vídeo (para títulos que não podem ser locados), ar condicionado e entrada universal.

Expandir Ocultar

Outras Informações

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: O imóvel e a área arborizada da Praça dos Andradas foram
tombados pelo IBPC em 1959 e pelo CONDEPHAAT, que restaurou o prédio em 1981. O
local foi tombado pelo CONDEPASA em maio de 1990. Abriga hoje as Oficinas Culturais
Pagu, a Delegacia Regional de Cultura e a Federação Santista de Teatro Amador.

 

Site: santos.sp.gov.br

MISS: miss@santos.sp.gov.br – Telefone: 13-32268000 ramal 8181

Expandir Ocultar

Referências

ESTADO DA CULTURA. Disponível em: <http://estadodacultura.sp.gov.br/espaco/209/> Acesso em 09.ago às 18h

SELETIVO SANTOS: Disponível em: <https://www.seletivosantos.com.br/publico/noticia.php?codigo=42> Acesso em 09.ago às 17h.

PREFEITURA DE SANTOS: Disponível em: <http://www.portal.santos.sp.gov.br/miss/page.php?5> Acesso em 09.ago às 18h

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Centro Cultural Patrícia Galvão

-23.9439438 -46.3340058