Estação Ferroviária do Valongo

Histórico do patrimônio

A Estação de Santos, como é popularmente conhecida, foi construída na década de 1860 juntamente com a estrada de ferro S. P. Railway, que ligava Santos a Jundiaí, a conhecida “ingleza” – pois foi construída por investidores ingleses. A estação foi erguida por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e ocupou o local que antes existia o Convento de São Francisco da Penitência. Foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867 sendo, portanto, a primeira estação ferroviária do estado de São Paulo.

A trajetória da Estação acompanha a trajetória da estrada de ferro. Assim, ela foi administrada e utilizada pela S.P. Railway até 1947, quando acabou a concessão governamental passando, então, a pertencer à União juntamente com a ferrovia, que passou a chamar-se E. F. Santos-Jundiaí. Em 1975 passou a ser utilizada pela RFFSA, ficando assim até 1997, quando foi entregue à concessionária MRS. É curioso pensar que houve trens de passageiros saindo desta estação até 30 de novembro de 1995, sendo desativada definitivamente em 1996.

Após as concessões, em 1997, iniciou-se um processo de negociação com a Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA – para que a estação e seu entorno, com os pátios, fossem transferidos ao poder municipal de Santos. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Santos iniciou um processo de negociação com o governo do Estado de São Paulo para a transferência de verbas para a recuperação e revitalização da Estação. Esses esforços são parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico, empreendido pela prefeitura santista no fim dos anos 90 e início dos anos 2000.

Neste processo todo, a estação ficou abandonada por muitos anos. Em 2004 as obras de recuperação foram finalizadas e a antiga estação foi reinaugurada, porém foi somente em 2006 que a prefeitura conseguiu a posse definitiva do prédio. Tudo isso foi noticiado na Tribuna de Santos: “Após sete anos de negociações, a Prefeitura finalmente obteve a transferência definitiva pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) da área de 40 mil metros quadrados onde ficam a antiga estação e o pátio, no Valongo. A transferência garante o funcionamento do Pavilhão de Exposições, que deve ser inaugurado no mês que vem pela Prefeitura. No local, já funcionam também a Secretaria Municipal de Turismo, o Museu do Bonde e um posto da Guarda Municipal. A Prefeitura pagava aluguel à RFFSA para ocupar os espaços” (A Tribuna de Santos, 26/03/2006).”

Atualmente funcionam no prédio a Secretaria Municipal de Turismo, de onde sai o famoso Bonde Turístico de Santos.

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Descrição física e estado de preservação do bem

Situada no Largo Marquês de Monte Alegre, a estação possui arquitetura neoclássica inspirada na estação londrina Victoria Station. Sua fachada possui quatro leões (símbolos do Império Britânico), uma torre com sino e relógio, que também foram restaurados pela Prefeitura.

Quando foi construída, em 1865, a estação apresentava estilo neoclássico. Em 1895 a SP Railway empreendeu uma reforma na estação, aplicando estilo neorrenascentista de influência francesa.[1]

[1] E&M Ensino e Memória Produções Editoriais. Inventário de estilos arquitetônicos da cidade de Santos, out. 2011. (Apoio Prefeitura Municipal de Santos e Seota – CONDEPASA).

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Outras Informações

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPASA, Proc. 44949/92-86, Livro Tombo 01: inscrição
21, folha 4, Resolução SC 5/93 de 31/08/93.

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Referências

Portal Turismo de Santos. Disponível em <http://www.turismosantos.com.br/ptb/guia-de-santos/locais/ir/atracoes-em-santos/estacao-do-valongo>, acesso em 28 jul. 2016.

Portal Estações Ferroviárias do Brasil – Estação de Santos. Disponível em <http://www.estacoesferroviarias.com.br/s/santos.htm>, acesso em 28 jul. 2016.

Patrimônio histórico, cultural e natural: região metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente. [Texto de Taís Assunção Curi Pereira; fotografia Marcos Piffer] – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Agência Metropolitana da Baixada Santista, 2010.

E&M Ensino e Memória Produções Editoriais. Inventário de estilos arquitetônicos da cidade de Santos, out. 2011. (Apoio Prefeitura Municipal de Santos e Seota – CONDEPASA).

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Como Chegar

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