Sambaqui da Ilha Diana

Histórico do patrimônio

O Sambaqui da Ilha Diana foi localizado através das pesquisas arqueológicas realizadas na área de construção do Terminal EMBRAPORT, em Santos, estudo que identificou também diversos outros sambaquis desta região.

Através da análise em laboratório do material recolhido neste sítio arqueológico, foi possível descobrir que tais vestígios tem aproximadamente 1800 anos e que os povos sambaquieiros que residiam nesta região coletavam principalmente mexilhões e siris e pescavam peixes, sendo que as ostras eram o tipo de marisco mais frequente. No local também foram descobertos instrumentos utilizados por estes indígenas, tanto de pedra lascada quanto de pedra polida, e sepultamentos humanos em meio as conchas.

Ainda segundo esta pesquisa, observou-se que provavelmente o sambaqui da Ilha Diana não era utilizado para habitação permanente, fato que não descarta a possibilidade de que os indígenas morassem próximos do mesmo.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O monte de conchas tem aproximadamente 1800 anos e é composto por conchas, restos de animais – como siris e mexilhões, além de peixes – e alguns remanescentes de presença humana identificados em escavação arqueológica – como pedra polida e pedra lascada.

Expandir Ocultar

Outras Informações

Como o bem não possui vínculo com nenhuma instituição, não há informações de contato. Para mais informações sobre Sambaquis consultar o site do IPHAN.

Expandir Ocultar

Referências

Cartilha Patrimonial – Programa de Pesquisa e Resgate do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural Terminal Portuário EMBRAPORT

Disponível em: <http://www.academia.edu/14670595/Cartilha_Patrimonial> – Acesso em 30/03/2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Sambaqui da Ilha Diana

-23.951859 -46.300108