Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa

Histórico do patrimônio

A primeira menção encontrada à imagem de Nossa Senhora da Lapa é de aproximadamente 1740, data em que os jesuítas adquiriram a chamada Fazendinha da Lapa, situada no planalto paulista, local no qual se originou o bairro homônimo. Existe a referência de que nesta localidade existia uma ermida na qual já eram celebradas missas com a dádiva da Senhora da Lapa.

Em 1743, os jesuítas mudaram-se das terras da Fazendinha da Lapa para o Sítio dos Cardosos, em Cubatão. A imagem foi transferida para a Ermida de São Lourenço, no mesmo município, que, na época, situava-se em região pertencente aos Jesuítas (adquiridas em 1664), mas que havia sido construída pelo primeiro proprietário das terras, Francisco Pinto, que recebera a Sesmaria de Martim Afonso de Souza. Nessa Ermida, passou a ser cantada missa todo ano à Santa.

Com o passar do tempo, acredita-se que devido às diversas reformas e benfeitorias realizadas nesta região, houve uma área do sobrado dos jesuítas – construído pelos mesmos após a aquisição destas terras em 1687, primeiramente à título de mosteiro e depois utilizado como sede da Fazenda de Cubatão Geral pelos Oficiais da Fazenda – a qual foi atribuída a função de capela, já que esse auge de inovação da região demandava um espaço de fé mais condizente com a nova realidade dos arredores. Com isso, a imagem de Nossa Senhora da Lapa foi transferida para este novo espaço, que passou a ser Capela Curada em 1854. Tal capela deixou de ser utilizada por volta de 1883, já que o Sobrado entrou em estado de ruínas após os oficiais da barreira o abandonarem. Benedito Aires, residente nas proximidades, havia construído uma Capelinha ao lado do sobrado, chamada Capela de São João Baptista, para a qual foi transferida a imagem de Nossa Senhora da Lapa.

Até 1899 ainda há registro de utilização da capela de São João Baptista, porém acredita-se que a mesma entrou em estado de ruínas logo depois desta data, momento em que a imagem passa para a guarda de Joaquim Couto Sobrinho até a construção da nova capela (Igreja de Nossa Senhora da Lapa), já na Av. Dos Bandeirantes (atual Av. 9 de Abril), construída em 1907. A imagem permaneceu nesta igreja até a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa, iniciada em 1939 e terminada em fins da década de 1940. No fim da obra da Matriz, esta última capela foi demolida, em parte para dar espaço para a construção da torre sineira da Igreja Matriz e em parte para ser possível abrir a Av. 9 de Julho. A Matriz na forma atual que se encontra abriga até hoje a imagem de Nossa Senhora da Lapa, e é resultante de diversas reformas e modificações – muitas vezes radicais – desde o período de sua construção original, o que gera até certa dificuldade de identifica-la ao comparar estes dois momentos.

A Igreja Matriz de Cubatão não é tombada, contudo, há um tombamento referente à imagem de Nossa
Senhora da Lapa, pertencente à tal igreja.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa situa-se na Av. Nove de Abril com R. São Paulo, no Centro do município de Cubatão, em São Paulo. Ocupa aproximadamente uma área de 42,9 m x 25,3 m, com uma área total de 1.085,3 m², apresentando uma única torre central em sua construção atual. Nas costas da Igraja Matriz Nossa Senhora da Lapa encontra-se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa situa-se na Av. Nove de Abril, 1947, no Centro do município de Cubatão, em São Paulo.

 

 

INFORMAÇÕES DE TOMBO:

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPAC, Decreto Municipal nº 9783, 30/11/2011.
A Igreja Matriz de Cubatão não é tombada, o tombamento refere-se à imagem de NossaSenhora da Lapa, pertencente à tal igreja.

Expandir Ocultar

Referências

Blog CONDEPAC

Disponível em:

<http://condepaccubatao.blogspot.com.br/2011/11/imagem-de-nossa-senhora-da-lapa-e.html> – Acesso em 11 de julho de 2016.

<http://condepaccubatao.blogspot.com.br/p/relacao-de-bens-tombados.html> – Acesso em 11 de julho de 2016.

CARAM, Virgínia Martins de Souza; TORRES,  Francisco Rodrigues. Viagem da Lapa ao Cubatão . In: RELATÓRIO TÉCNICO, MINISTÉRIO PÚBLICO, 2013, 08 p..

Plataforma Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch039a.htm> – Acesso em 14 de julho de 2016

<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch039b.htm> – Acesso em 12 de julho de 2016

<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto063.htm> – Acesso em 14 de julho de 2016.

DIOCESE DE SANTOS. Nossa Senhora da Lapa – Cubatão. Igreja Matriz. Disponível em:  https://www.diocesedesantos.com.br/paroquias/nossa-senhora-da-lapa/ . Acesso em 26 de out. de 2018.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa

-23.882737 -46.420881