Ruínas em Piaçaguera (Vale Fertilizantes)

Histórico do patrimônio

Hoje localizadas dentro do Complexo Industrial (unidade dois) de Piaçaguera, acredita-se que as Ruínas – construídas em pedra e cal, feito a partir de conchas de sambaqui – datem do século XVII ou XVIII, época em que os jesuítas ainda não haviam sido expulsos do Brasil.

Sempre houve muita especulação acerca do que teria sido aquela estrutura, muitos acreditavam que ela estava conectada aos jesuítas e que era algum tipo de igreja e, embora as Ruínas tenham sido relativamente protegidas pelo complexo industrial (Fosfértil – Vale Fertilizante) que é proprietário do terreno, sempre houve o entrave de ela estar localizada em propriedade particular, o que dificultou e ainda dificulta as ações de pesquisa de campo. Entretanto, houve uma ação cultural patrocinada pela Vale Fertilizantes, por meio da Lei Rouanet – que resultou no livro Ruína de Pedra de Cubatão –, que investigou a história destas Ruínas através de escavações arqueológicas e concluiu que a mesma teve três ocupações distintas: a primeira teria sido por um posto fiscal, a segunda por um pouso de tropeiros e a terceira e última como unidade de fazenda. Nas escavações não foram localizados vestígios materiais que comprovassem a existência de uma capela no local, excluindo a possibilidade deste tipo de uso da edificação.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Ruínas em Piaçaguera, localizadas dentro do Complexo Industrial (unidade dois) de Piaçaguera, uma propriedade particular, foram construídas em pedra e cal, feito a partir de conchas de sambaqui, datadas do século XVII ou XVIII. Na estrutura já funcionou como posto fiscal, pouso de tropeiros e como unidade da fazenda.

Expandir Ocultar

Outras Informações

As Ruínas estão localizadas dentro de uma área industrial de acesso restrito, portanto a visitação ao bem não é permitida.

Expandir Ocultar

Referências

Blog Caiçara

Disponível em: <http://www.blogcaicara.com/2012/02/por-meio-da-lei-rouanet-vale.html> – Acesso em 29 de julho de 2016.

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Disponível em: <http://www.ciesp.com.br/cubatao/noticias/vale-fertilizantes-empresa-associada-ao-ciesp-elucida-misterio-da-ruina-de-piacaguera/> – Acesso em 29 de julho de 2016.

Plataforma Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch101c.htm> – Acesso em 29 de julho de 2016.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Ruínas em Piaçaguera (Vale Fertilizantes)

-23.840109 -46.378789