Sambaquis Cosipa

Histórico do patrimônio

Os sambaquis do COSIPA foram datados com aproximadamente cinco mil anos e são pesquisados por grupos do Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE – USP), coordenados pela pesquisadora Dorath P. Uchôa (USP). A averiguação científica permite que se conheça um pouco mais da proto-história com seus vários elementos. Os sambaquis constituem peça fundamental para entendimento das práticas desse longínquo período da evolução humana.

Tribos nômades de tupinambás, deixaram marcas e evidências de: arcos, pontas de flechas, utensílios rudimentares e o seu próprio esqueleto, misturado e conservado pelas milhares de conchas de mariscos que se davam ao trabalho apenas de pegar, cozinhar e comer, tamanha a abundância e a generosidade da vida marinha na época. Essa mistura calcária garantiu a preservação, tanto que há também claros indícios de cerimônias em enterramentos de integrantes do grupo. Propondo, dessa forma, uma intensa movimentação por serem locais referenciais para o homem primitivo.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Os sambaquis COSIPA estão localizados nas margens norte e leste da Ilha. Eles se formaram devido um bloqueio da circulação atmosférica, do tipo “El Ninõ”, que teria causado um período muito úmido na região sul-sudeste. Após este evento, as condições climáticas foram aproximadamente as mesmas de hoje.

A paisagem do entorno dos sítios pouco mudou até a implantação dos polos petroquímicos na década de 60. Apesar de as condições do sítio COSIPA terem sido eminentemente diferentes, podemos supor que estas não afetaram a região quanto à presença dos manguezais e da mata.

Expandir Ocultar

Outras Informações

Não é aberto para visitação, apenas pesquisadores serão autorizados a entrar com agendamento prévio.

Expandir Ocultar

Referências

FIGUTI, L. O homem pré-histórico, o molusco e o sambaqui: considerações sobre a subsistência dos povos sambaquieiros. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, S. Paulo, 3: 67-80, 1993. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revmae/article/viewFile/109161/107654> Acesso no dia 22/05/2017 às 17h.

PLATAFORMA NOVO MILÊNIO, Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch042b.htm> Acesso no dia 22/05/2017 às 16h

PLATAFORMA NOVO MILÊNIO, Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch042c.htm> Acesso em 22/05/2017 às 16h30min.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Sambaquis Cosipa

-23.925884 -46.382543