Praça José Bonifácio

Histórico do patrimônio

A Praça José Bonifácio tem a data de seu estabelecimento desconhecida, entretanto é possível estimá-la em finais do século XIX. Leva o nome do importante estadista e independentista brasileiro do início do século XIX, a praça figurou entre os principais cartões postais da cidade no início do século XX.

Na primeira década do século XX, a praça contava com um coreto e grades envolvendo-a, sendo seus arredores compostos por residências, sobretudo casarões. Nas décadas seguintes, a praça ganha uma fonte de água em seu centro, as grades são retiradas e um bonde elétrico passa a circular em suas ruas adjacentes. Outra mudança significativa foi a gradativa substituição das residências presentes em seu entorno por edifícios mais vultuosos, como a Catedral de Santos (1927) e o Fórum da cidade (1950). Em 1956, – já sem a presença do coreto – a fonte dá lugar a um grande monumento em homenagem aos soldados que lutaram na “Revolução Constitucionalista de 1932”.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A praça José Bonifácio conta com cerca de 8 mil metros quadrados, sendo utilizados sobretudo, para atividades da terceira idade.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Praça José Bonifácio localiza-se nos arredores do Monte Serrat, mais precisamente no encontro das Avenidas São Francisco e Senador Feijó, em frente à Catedral de Santos e o Palácio da Justiça. O seu acesso é livre.

Expandir Ocultar

Referências

Portal “Novo Milênio”

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos064.htm> – Acesso em 28 de Junho de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Praça José Bonifácio

-23.937023 -46.325037