Usina Henry Borden

Histórico do patrimônio

A Usina Henry Borden foi parte de um investimento gigantesco na produção de energia elétrica empreendido pela The São Paulo Traimway, Light and Power Company Limited – a Light – companhia canadense que construiu a hidrelétrica em meados dos anos 1920, que constituía a principal obra do chamado “Projeto da Serra”. Tal hidrelétrica, na época de sua inauguração, era a maior do Brasil e foi construída visando aumentar o fornecimento de energia elétrica para a Capital, em crescente expansão no período. O local para sua construção (no sopé da Serra do Mar) foi escolhido, em grande medida, devido ao desnível existente entre o topo da Serra e o nível do mar, no qual as águas – avindas do reservatório Billings, no planalto, construído justamente para este fim – ganham força na queda nas adutoras para movimentar as turbinas da usina.

Esta usina provocou profundas alterações na paisagem da baixada, além de contribuir em grande parte para a implementação do polo industrial de Cubatão, fornecendo a água e energia necessárias para seu funcionamento.

A Usina ainda conta, atualmente, com o maquinário original e com a atuação de cerca de 200 pessoas na operação e manutenção das instalações do complexo Henry Borden, que integra duas usinas – uma externa e outra subterrânea – que totalizam 889 MW de capacidade.

Depois do encerramento das atividades da Light no Brasil, a administração da hidrelétrica de Henry Borden passou para a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), que tem a concessão da usina até os dias atuais.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A hidrelétrica conta com um grande complexo de prédios localizados no sopé da Serra do Mar, que são conectados ao topo da mesma por uma série de adutoras, que conduzem a água da Represa Billings para as turbinas. Além disso, conta também com uma seção subterrânea.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Usina Hidrelétrica Henry Borden localiza-se na Av. Bernardo Geisel Filho, 2606, na Vila Light, em Cubatão, SP. Entretanto, por se tratar de propriedade da EMAE, o acesso ao público não é permitido.

Expandir Ocultar

Referências

Fundação Energia e Saneamento

Disponível em: <http://www.energiaesaneamento.org.br/1752 – Acesso em 18/05/2017.

Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo

Disponível em: <http://www.energia.sp.gov.br/2016/10/usina-henry-borden-em-cubatao-completa-90-anos/> – Acesso em 18/05/2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Usina Henry Borden

-23.875427 -46.451461