Catedral de Santos

Histórico do patrimônio

A atual Matriz de Santos, chamada Paróquia Nossa Senhora do Rosário, foi construída visando a substituição da antiga Matriz, que havia sido demolida em 1907. Sua construção foi iniciada em 1909, sendo inaugurada provisoriamente em 1924 e recebendo o título de Catedral – já que ali se encontra a cadeira do Bispo (cátedra) –, com a instalação da Diocese de Santos, pelo Papa Pio XI, em 1925. Contudo, a conclusão das obras só se deu em 1967.

Sua edificação foi inspirada no projeto do mesmo arquiteto que projetou a Catedral da Sé, em São Paulo, o alemão Maximilian Emil Hehl, fato que explica as similitudes entre as duas, ambas em estilo neogótico, empregado habitualmente na época.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

Marcada por seu imponente estilo neogótico e por sua cúpula, que segue tendência renascentista, a Catedral possui em sua entrada estátuas de São Pedro e São Paulo, enquanto sua torre exibe imagens de profetas e dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Possui três naves, dois altares laterais de mármore e duas capelas, uma em cada lado do altar principal – uma do Santíssimo Sacramento, que conta com afrescos de Benedito Calixto, e outra de Nossa Senhora de Fátima –, além de contar com uma cripta.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Catedral de Santos localiza-se na Praça José Bonifácio, s/n, no Centro da cidade de Santos. Funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h, e aos fins de semana, das 08h às 12h.

Expandir Ocultar

Referências

Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188b6.htm> – Acesso em 06/06/2017.

Revista Nove Cidades

Disponível em: <http://revistanove.com.br/catedral-de-santos/> – Acesso em 13/06/2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Catedral de Santos

-23.936963 -46.325509