Patrimônio Ferroviário

Histórico do patrimônio

O patrimônio é constituído pelas estações e trilhos de trem que passam por Cubatão, sendo as principais a estação de Cubatão – uma das mais antigas do Estado –, a estação Casqueiro, a estação Raiz da Serra, a estação de Piassaguera e o ramal de Perequê.

A estação de Cubatão foi aberta juntamente com a ferrovia São Paulo Railway em 1857, com um prédio aparentemente pequeno para a região, uma vez que no ano seguinte um novo prédio já foi construído para substituí-lo, sendo este provisoriamente de pau a pique. Acredita-se que o novo edifício, mais permanente, foi erigido durante a década de 1890 e durou até os anos de 1950 ou 60, quando o prédio que vemos nos dias de hoje foi construído. Com o fim dos trens de passageiros em 1995, esta estação entrou em declínio que persiste até atualmente. Existem duas plataformas que compõem a estação, sendo que apenas a que se situa mais próxima da Av Nove de Abril está conservada, já que nela funciona, desde 2003, a Estação das Artes de Cubatão, órgão cultural da prefeitura, enquanto a outra está abandonada.

A estação Casqueiro foi construída em 1896, ainda nos tempos da São Paulo Railway, como posto telegráfico, e ficava logo após a ponte da linha sobre o canal do rio Casqueiro. Nos década de 1980, foi construída, a 500 metros do antigo posto, a estação Casqueiro de trens metropolitanos da região da baixada. Ambos foram demolidos e hoje em dia só se nota a plataforma abandonada da estação de trem, próxima à passarela construída principalmente para os usuários do trem.

A estação Raiz da Serra foi aberta em 1867 para ser a estação de partida para a subida da serra. Foi utilizada durante muitos anos para o transporte de passageiros e, quando este cessou, a mesma foi abandonada. Teve um restauro realizado pela concessionária que presta serviços no local, a MRS, em 2004, mas depois de dez anos já estava em estado de abandono novamente.

A estação de Piaçaguera foi inaugurada em 1902. Sua versão original ficava na área que foi utilizada para a construção do pátio da Companhia Siderúrgica Paulista. A edificação já estava decadente e desfigurada em 1964, e logo foi demolida. A nova estação foi construída em frente à Siderúrgica e fica quase embaixo do viaduto da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, que liga a Rodovia Anchieta ao Guarujá. Atualmente é utilizada como pátio de manobras, sendo que o prédio já foi demolido, restando apenas a plataforma e uma pequena edificação de monitoramento de manobras da MRS.

Datada de 1978, a estação do Perequê fica no meio de um polo industrial da cidade, bem próxima das estações Raiz da Serra e Piaçaguera. Funciona como um grande pátio de manobras, com 9 linhas com capacidade para 400 vagões.

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Descrição física e estado de preservação do bem

A antiga estação de Cubatão é composta atualmente por duas plataformas, sendo que apenas a que se situa mais próxima da Av Nove de Abril está conservada, já que nela funciona, desde 2003, a Estação das Artes de Cubatão, órgão cultural da prefeitura, enquanto a outra está abandonada.

A estação Casqueiro, localizada próximo a ponte da linha sobre o canal do rio Casqueiro, foi demolida e hoje em dia só se nota a plataforma abandonada da estação de trem, próxima à passarela construída principalmente para os usuários do trem.

A estação Raiz da Serra, localizada no Jardim São Marcos, Cubatão – SP, próximo ao rio Perequê, foi abandonada e teve um restauro realizado pela concessionária que presta serviços no local, a MRS, em 2004, mas depois de dez anos já estava em estado de abandono novamente.

A estação de Piaçaguera, localizada em frente à Siderúrgica e quase embaixo do viaduto da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, que liga a Rodovia Anchieta ao Guarujá, é utilizada atualmente como pátio de manobras, sendo que o prédio já foi demolido, restando apenas a plataforma e uma pequena edificação de monitoramento de manobras da MRS.

A estação do Perequê fica no meio de um polo industrial da cidade, bem próxima das estações Raiz da Serra e Piaçaguera. Funciona como um grande pátio de manobras, com 9 linhas com capacidade para 400 vagões.

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Outras Informações

O Patrimônio Ferroviário de Cubatão é composto por cinco distintas estações, todas localizadas em Cubatão – SP, contudo grande parte encontra-se abandonada ou demolida, apenas a Estação Perequê, localizada num polo industrial da cidade, está em pleno funcionamento.

Além disso, a Estação Cubatão abriga a antiga sede da Estação das Artes, que fora transferida ao Novo Parque Anilinas em 2015, contudo, no final de 2016 o prefeito em exercício de Cubatão, Aguinaldo Araújo, decretou que as atividades sejam retomadas na antiga sede.

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Referências

Plataforma Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto020.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto020a.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto020b.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto020c.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto020e.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Site Estações Brasileiras

Disponível em: <http://www.estacoesbrasileiras.com.br/pereque/> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Disponível em: <http://www.estacoesbrasileiras.com.br/tag/raiz-da-serra/> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Site Estações Ferroviárias do Brasil

Disponível em: <http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/cubatao.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Disponível em: <http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/pereque-fep.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Disponível em: <http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/raizserra.htm> – Acesso em 28 de julho de 2016.

Site São Paulo Antiga

Disponível em: <http://www.saopauloantiga.com.br/estacao-de-cubatao/> – Acesso em 28 de julho de 2016.

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Como Chegar

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