Praça da Independência

Histórico do patrimônio

A Praça Independência tem sua história intimamente ligada ao “monumento aos Andradas”, situado em seu centro. Este, inaugurado em 1922, homenageia os irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva, o “Patriarca da Independência”, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva, ambos articuladores políticos do processo de autonomia política e administrativa do Brasil.

O projeto do monumento – do escultor Antônio Sartori – foi escolhido através de um concurso público, no qual o famoso pintor Benedicto Calixto era um dos jurados. Originalmente o monumento seria colocado na Praça José Bonifácio, no entanto, acabou sendo colocado na Praça Marechal Deodoro, que por este motivo, o local passou a se chamar “Praça da Independência”.

A praça é também palco de grandes comemorações e manifestações, concentrando um grande número de pessoas anualmente nas datas comemorativas de cunho nacional.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A praça é composta por alguns canteiros e árvores. O monumento que compõe a praça, feito em granito, com figuras e ornamentos, se encontra em um bom estado de preservação.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Praça da Independência está situada dentro de um rotatória no bairro Gonzaga, mais especificamente no encontro das Avenidas Mal. Deodoro e Dona Ana Costa. O acesso ao bem é livre.

Expandir Ocultar

Referências

Site da “Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”

Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=279322> – Acesso em 05 de Julho de 2017.

Portal “Novo Milênio”

Disponível em: < http://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos009.htm > – Acesso em 05 de Julho de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Praça da Independência

-23.967426 -46.332918