Praça da República

Histórico do patrimônio

A Praça da República tem sua origem relacionada à criação de um canteiro central localizado em frente à antiga Igreja Matriz (1754-1908) na última década do século XIX. A sua localização era o centro da vida urbana santista, sendo os seus arredores ocupados por importantes edifícios públicos – como o antigo prédio da alfândega (1880-1928) –, bem como a, já citada, Igreja da Matriz.

Em 1908 é inaugurado, na Praça da República, o primeiro grande monumento da cidade de Santos, uma obra do escultor italiano Lorenzo Masza em homenagem ao importante português, de nome Braz Cubas, fundador da vila de Santos no século XVI.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A Praça da República é composta por um calçadão no qual estão dispostos alguns poucos canteiros, sendo em um deles situado o monumento à Braz Cubas, em mármore de Carrara Lavacchoni, encontrando-se em bom estado de preservação.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Praça da República está situada em uma rua homônima no centro da cidade, mais precisamente em frente à alfândega de Santos. O acesso ao bem é livre.

Expandir Ocultar

Referências

Portal “Novo Milênio”

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos061.htm> – Acesso em 03 de Julho de 2017.

Portal “Novo Milênio”

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0360m001.htm> – Acesso em 03 de Julho de 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Praça da República

-23.932970 -46.324836