Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Histórico do patrimônio

A história da construção desse templo tem origens na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Essa irmandade, que promovia a religiosidade católica entre a população negra escravizada (pois eram proibidos de frequentar as igrejas dos brancos), foi formada em 1652 com altar na antiga igreja matriz onde se enterravam os irmãos pretos quanto o altar-mor era reservado aos brancos.

Em 1756 a irmandade adquiriu um terreno do Coronel José Ribeiro de Andrade na Rua do Campo, perto do Ribeirão de São Jerônimo, onde se construiu a capela para os homens pretos, finalizada em 1758. Em 1822 construiu-se, no lugar da antiga capela, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em estilo barroco. Em 1888, com a abolição, o templo perdeu sua principal característica: de abrigar os homens pretos fugidos da violência da escravidão. Porém, continuou sendo local de encontro da população negra cristã apesar do branqueamento dos fieis do templo ao longo do tempo.

No início do século XX seu entorno foi urbanizado, todo reformado. Nessa ocasião, a praça foi inteiramente repavimentada e os lampiões a gás substituídos por elétricos. Nesse momento, constitui-se o Largo do Rosário retificado pelas leis urbanísticas do período regidas pelo higienismo e retificação de ruas e espaços; para isso, demoliu-se diversas edificações para alargar a praça.

Foi no início do século XX, também, que a Igreja passou por muitas reformas que levaram diversas características da antiga igreja barroca. Em 1905, por exemplo, retirou-se o madeiramento do piso para substituí-lo pelo piso de mármore por exigência da Comissão Sanitária de Santos, ou seja, essa reforma foi guiada também pela ideia de urbanização higienista-sanitária que levou a cabo a reforma de diversas cidades brasileiras sempre com o ideal de progresso e modernidade. Em 1926 encontrava-se em estado de conservação precário e, por isso, passou por reforma entre 1928 e 1930 substituindo-se mais partes de madeira por mármore, como o próprio altar. Em 1935 a fachada foi recuada para alinhar a Rua do Rosário, perdendo 110 metros quadrados de frente.

Em 1906 a Igreja do Rosário passa a ser a matriz de Santos por ocasião da demolição da antiga matriz localizada na Praça da República; a matriz foi sediada ali até 1924 quando foi possível ela ocupar o novo prédio na Praça José Bonifácio.

Apesar das reformas que passou durante sua história, a Igreja ainda conserva seu formato original do barroco brasileiro, constituindo uma das mais antigas igrejas ainda de pé na cidade de Santos.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A igreja possui formato em estilo barroco, possuindo uma torre (campanário) com relógio e seu frontão possui inscrição INSR (Irmandade Nossa Senhora do Rosário). Possui em seu interior rico acerco de pinturas e vitrais, além de esculturas e mobiliário antigo.

Expandir Ocultar

Outras Informações

Localiza-se na Praça Rui Barbosa. Pode-se fazer a observação do templo pelo passei público e contato pelo telefone (13) 3219-3566. Possui acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Expandir Ocultar

Referências

As antigas igrejas santistas: Rosário. Disponível em <http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0188.htm>, acesso em 22 mai 2017.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

-23.934283 -46.330817